Divergindo contra tudo





Veroncia Roth
DIVERGENTE
Editora Rocco
2011
Avaliação: 



Num futuro distante, após muitas e muitas guerras, os humanos uniram-se com o objetivo de criar uma sociedade melhor. No entanto, cada um defendia um "valor principal" diferente, então decidiram separarar-se e formaram cinco facções: os que defendiam o altruísmo formaram a Abnegação; os que desejavam a paz e a confiança formaram a Amizade; os que apoiavam a coragem e a bravura formaram a Audácia; os que consideravam o conhecimento mais importante formaram a Erudição; e os que preferiam a honestidade  formaram a Franqueza. 
Beatrice Prior, da Abnegação,  está às vésperas de sua Cerimônia de Escolha, o dia em que todos os jovens de 16 anos escolhem em qual facção irão passar o resto de suas vidas. Antes da cerimônia, é necessário passar por um Teste de Aptidão, onde é possível descobrir para qual das facções se está mais apto. No entanto, algo estranho acontece no teste de Beatrice: ao invés de obter uma facção no resultado, ela obteve três - Abnegação, Audácia e Erudição. Então, a aplicadora do Teste, Tori, diz a ela que isto é por conta de algo extremamente raro, uma alteração no cérebro que faz de Beatrice o que eles chamam de "divergentes". Tori a deixa assustada e confusa com esta informação, ainda mais porque ela precisa manter segredo total sobre sua divergência. Nesta situação difícil, Beatrice não sabe o que fazer: escolher a Abnegação para ficar com sua família ou ir para a Audácia e buscar uma nova vida?
Quando a Cerimônia chega, Beatrice surpreende a todos e até a si mesma ao fazer uma escolha inusitada e corajosa. Nessa nova vida, ela adota o nome "Tris" e constrói uma nova história, com novas pessoas, novos desafios e novos mistérios, sempre com a palavra "divergente" assombrando-a. 
Best-seller do The New York Times, a autora Veronica Roth explora o medo e o desconhecido neste ótimo romance, além de questões mais discutidas em nossa sociedade, como a segregação e o etnocentrismo. Isto tudo sem deixar de lado o roteiro bem tramado, a construção de personagens marcantes,  os amores improváveis e as mortes desconsolantes.

Citação: Acredito nos atos simples de bravura,  na coragem que leva uma pessoa a se levantar em defesa da outra.

13 comentários

  1. Olá! Estive pesquisando um pouco sobre blogs de leitura e achei o seu bastante interessante. Principalmente pelo fato de que eu amo ler e ter o gostinho de dividir com alguém isso é muito bom.

    Estou seguindo você, espero que dê uma passadinha no meu blog para que possamos dividir experiências e muitos textos/poesias :))

    Beijoo

    Marihana Cirne

    http://asmilfaces.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari! Obrigada, também gostei muito do seu blog e deixei um recadinho lá.
      Vamos trocar ideias sobre livros?
      Beijos,
      Gabi.

      Excluir
  2. Quero muito ler esse livro, mas estou esperando minha irmã comprá-lo haha. Comecei a ler distopias há pouco tempo, mas já estou adorando *--*. Muito legal seu blog :D
    Beijos,
    Renata.
    viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia esse livro e os outros da série, não vai se arrepender!
      Obrigada por seguir, adorei seu blog também.
      Abraços da Gabi *-*

      Excluir
  3. Oii, tudo bem?! Já todos os livros dessa série e sou apaixonada. haha
    Gostei muito do seu blog e estou seguindo.

    Beijinhos, Dany.
    http://livrosqueinspiram.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, Divergente cativa a todos *u*
      Segui seu blog, muito bonito também.
      Gabi

      Excluir
  4. Oi, Gabriela.
    Encontrei seu blog por acaso, mas curti muito seu espaço. =)
    Estou super curiosa pra ler Divergente (adorei o filme!) e até já coloquei o ebook no Kobo pra uma futura leitura.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Priscilla!
      Que bom que este acaso fez você me encontrar! Hahaha, fui lá no seu blog e amei tudo, seus textos são muito bons!
      Beijooooss,
      Gabi.

      Excluir
  5. Gabriela, tive que voltar ao seu blog ao ler sua descrição. Incrível!
    Queria eu que todas as garotinhas da sua idade fossem assim. Pois eu era.
    Fico muito feliz em conhecer quem também seja e ama leitura tão novinha.

    Espero que você seja igualmente ou mais apreciadora de música, leitura e arte do que eu.

    beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaaah, Mari, obrigada :)))
      E SIM, eu amo música e arte também <3
      Beijoo

      Excluir
  6. Oi, Gabi!
    Vim agradecer pelo comentário lá no blog!
    Fiquei super contente que tenha gostado do meu espaço e super topo conversar a respeito de uma parceria. =D
    Também gostaria de manter contato e continuar visitando seu blog! No aguardo do próximo post para vir conferir! =)
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Oieeee, que blog lindo!
    Então, sobre essa trilogia... não sinto vontade de ler, mas adorei o filme.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ray! Obrigada pelo comentário. Estou seguindo vc.
      Beijos

      Excluir

Comente sobre o texto, não sobre os passarinhos do céu ;)

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger